quinta-feira, 15 de março de 2012

Assunto 1º ano


A frequência cardíaca

A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em frequência cardíaca basal (número de vezes que o coração bate para manter o organismo com suas funções vitais num estado de vigília), frequência cardíaca de repouso, frequência cardíaca de reserva, frequência cardíaca submáxima e, frequência cardíaca máxima.

Basal, Repouso e Reserva

A frequência cardíaca basal (FCbasal) é a frequência cardíaca mensura em completo repouso, logo após acordar pela manhã e deve ser tomada em decúbito dorso-horizontal (deitado de costas).[1] No esporte esta variável fisiológica pode dar pistas sobre a qualidade da recuperação pós treino.
A frequência cardíaca de repouso (FCrepouso) é a frequência cardíaca mensurada em um indivíduo em repouso (de pelo menos 5 minutos), deitado mas acordado, sem ter exercitado-se antes. Nestas condições a frequência cardíaca é de aproximadamente 60 a 80 batimentos por minuto.
A frequência cardíaca de reserva (FCreserva) é a difirença entre a frequencia cardíaca máxima e a frequência cardíaca de repouso.

Máxima

A frequência cardíaca máxima (FCmax) é a maior frequência cardíaca passível de ser atingida em esforço, para um determinado indivíduo. O incremento da carga durante um exercício físico aumenta, de forma proporcional, a frequência cardíaca do indivíduo até que esta chegue a um valor máximo, que não pode ser ultrapassado por incrementos na carga e nem por adaptações ao treinamento.
Ela é uma variável amplamente utilizada em razão da facilidade e praticidade de sua mensuração e é utilizada para determinar respostas cardiovasculares durante o exercício e a recuperação, entre outras.
Não há evidência de que a frequência cardíaca máxima mude com o nível de condicionamento aeróbico do indivíduo. Mas há um decréscimo substancial com o decorrer da idade.
A FCmax pode ser obtida com um teste de esforço máximo ou estimada pela fórmula de predição que seria 200 – a idade.

Zona de treinamento



Zonas de treinamento (fórmula de Fox and Haskell entre 20 e 70 anos). A partir da zona vermelha: VO2Max, anaeróbica, aeróbica, controle de peso e aquecimento.
De acordo com a intensidade desejada, o indivíduo ou atleta deve manter a frequência cardíaca dentro de um valor mínimo e um valor máximo durante o exercício. Esta faixa de valor chama-se zona de treinamento, ou zona alvo de treinamento. Abaixo a reprodução das zonas de treinamento do American College of Sports Medicine (outas zonas de treinamento podem ser encontradas na literatura, como esta da imagem à direita):
Zonas de Treinamento
Intensidade
%FCreserva
%FCmax
Muito leve
< 20%
< 35%
Leve
20% - 39%
35% - 54%
Moderado
40% - 59%
55% - 69%
Difícil
60% - 84%
70% - 89%
Muito difícil
≥ 85%
≥ 90%
Máximo
100%
100%